Pular para a página principal

Cólicas menstruais

A cólica menstrual, também conhecida como dismenorreia, é uma das queixas mais comuns entre mulheres de todas as idades. Surge geralmente na adolescência e compromete a qualidade de vida e bem estar, podendo levar à situações como faltas na escola e/ou trabalho1,2,3.

É classificada em dismenorreia primária ou secundária, onde a primária é aquela na qual não há doenças adjacentes e a secundária ocorre na presença de outras condições, como por exemplo a endometriose2.

O alívio do sintoma muitas vezes pode ser obtido com a utilização de compressas de água quente na região ou com o uso de medicamentos, como analgésicos, tais quais o paracetamol, antiinflamatórios não estereoidais e até mesmo anticoncepcionais orais1,2. A consulta a um ginecologista é importante para avaliar o quadro e realizar o tratamento mais adequado para cada caso.

Referências: 1. Guia de prática clínica: sinais e sintomas do aparelho genital feminino: dismenorreia/ Conselho Federal de Farmácia. – Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2017. 218 p. : il. (Guias de prática clínica para farmacêuticos, 2) 2. Osayande AS, Mehulic S. Diagnosis and initial management of dysmenorrhea. Am Fam Physician. 2014;89(5):341‐346. 3. Proctor M, Farquhar C. Diagnosis and management of dysmenorrhoea. BMJ. 2006;332(7550):1134‐1138.

Produtos relacionados

Produto relacionado TYLENOL® 500mg | TYLENOL®

TYLENOL® 500mg

Indicado para o alívio rápido da dor leve a moderada, o TYLENOL® 500mg pode ter extra poder de alívio quando a dose é composta por dois comprimidos.

Produto relacionado TYLENOL® 750mg | TYLENOL®

TYLENOL® 750mg

O TYLENOL® 750mg é indicado para o alívio temporário da dor leve a moderada, como aquelas associadas a resfriados, artrites e cólicas, e para a redução da febre.