Pular para a página principal

Resfriado

O resfriado comum pode ser causado por uma variedade de vírus e, em função disso, as pessoas podem ter diversos quadros ao longo da vida, inclusive em um mesmo ano. Crianças com menos de 6 anos têm, em média, seis a oito resfriados por ano e aquelas que frequentam creches aparentemente manifestam mais casos quando comparado com aquelas que ficam em casa. Porém, as crianças que frequentaram creches apresentam menos casos de resfriados quando iniciam a escola, em comparação com as que não a frequentaram, provavelmente porque estão mais imunes¹.

Quando resfriadas, as crianças podem apresentar sintomas como congestão nasal, febre, irritabilidade, tosse, dificuldade para dormir e perda de apetite. Para a melhora dos sintomas, podem ser indicadas medidas como: a utilização de um umidificador de ar no ambiente, para auxiliar com o alívio da congestão nasal, e a administração de um antitérmico para redução da febre¹.

A consulta a um pediatra é importante para que ele possa realizar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para cada caso. Lembre-se que algumas atitudes podem ser adotadas para prevenção aos resfriados, como tentar manter a criança distante de pessoas resfriadas e estimular a higiene das mãos com água e sabão¹.

Referência: 1. Diane E Pappas, MD, JD. Patient Education: The common cold in children (Beyond the Basics). The Post TW, ed. UpToDate. Waltham, MA: UpToDate Inc: https://www.uptodate.com/contents/the-common-cold-in-children-beyond-the-basics?topicRef=5978&source=see_link (Acessado em 29 maio 2020)

Veja também

Ícone Infecções no ouvido | TYLENOL®

Infecções no ouvido

Conheça os principais sintomas das infecções de ouvido e seus possíveis tratamentos.

Ícone Dor de garganta| TYLENOL®

Dor de garganta

Descubra porque a dor de garganta é tão comum na infância, seus sintomas e possíveis tratamentos.