A dor de crescimento se refere às queixas de dores nos membros, principalmente nos inferiores, como coxas, canelas, panturrilhas e atrás dos joelhos. Esses sintomas geralmente surgem no período da noite, ou de madrugada, e podem ser intensos a ponto de levar ao choro, mas são raros os casos de dores durante o dia1.
Essa condição é benigna e os sintomas desaparecem até o fim da infância. Durante a ocorrência das dores muitas crianças sentem alívio com a realização de massagens, mas aquelas que apresentam dores mais persistentes podem precisar de alguma medicação, como analgésicos1.
Na ocorrência de sintomas é importante consultar o pediatra, que pode diferenciar a dor de crescimento de outras causas e aconselhar com relação a melhor forma de aliviá-los.
Referência: Sociedade Brasileira de Pediatria. Meu filho sente dores nas pernas: será dor de crescimento? Acessado em: 13 maio 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/dor-de-crescimento
Veja também
Dor de cabeça em crianças
A dor de cabeça é um sintoma comum na infância e na adolescência e pode estar relacionada a diversos fatores. Saiba mais.
Erupção dentária
Conheça os sintomas comuns relacionados ao nascimento dos dentes nas crianças e como agir.
Dores frequentes em recém-nascidos
Mesmo com poucos meses de vida, o bebê recém-nascido também sente dor. Saiba quando desconfiar e o que fazer.