A dor de cabeça é um sintoma comum na infância e na adolescência e pode estar relacionada a diversos fatores, desde a condições como sono insuficiente e ingestão de determinados alimentos, até a doenças como amigdalite e sinusite1.
Sobretudo os adolescentes podem ter dores de cabeça associadas ao estresse e enxaqueca, e medidas adotadas nos estágios iniciais da dor podem contribuir com o seu alívio. No caso de dor de cabeça de tensão, é recomendado que ele se deite e relaxe, com a cabeça ligeiramente elevada. Um banho quente, ou uma compressa morna ou fria na testa e/ou no pescoço, também podem contribuir1.
No caso de enxaqueca é importante minimizar os estímulos sensoriais, por meio de atitudes como desligar as luzes do quarto e reduzir os ruídos. Uma compressa com bolsa de gelo também pode ajudar, porém compressas quentes podem piorar a dor1.
É importante consultar um médico na presença da dor, pois ele pode auxiliar a identificar a sua causa e indicar a melhor forma de tratá-la, uma vez que, pode ser necessário o uso de medicamentos, como analgésicos.
Referência: Hospital Infantil Sabará. Dores de Cabeça. Acessado em: 13 maio 2020. Disponível em: https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/dores-de-cabeca
Veja também
Por que meu bebê tem cólicas?
Conheça os facilitadores para a ocorrência das cólicas nos primeiros meses do bebê e saiba como agir.
Dor de ouvido em bebês? Mitos & verdades
Saiba mais sobre a otite e os mitos e verdades sobre a dor de ouvido.
Dor do crescimento
Saiba mais sobre os sintomas relacionados à dor do crescimento e como aliviá-los.